1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Aproveite a Páscoa para harmonizar chocolate com cerveja
Aproveite a Páscoa para harmonizar chocolate com cerveja
Em 09/04/2022 às 10h00.

Aproveite a Páscoa para harmonizar chocolate com cerveja

Para curtir essa combinação basta escolher a cerveja certa para o chocolate. Veja algumas dicas para não errar na harmonização.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Harmonizar chocolate com cerveja é algo tão bom que, muitas vezes, não sabemos onde começa um e termina o outro. Talvez, você até estranhe essa combinação. Mas garanto que é só questão de achar a cerveja certa, o estilo correto, para seu alimento ou sobremesa.

Para isso, usamos uma série de diretrizes que norteiam essa decisão. Mas você não precisa se tornar um especialista para aproveitar. Abaixo, dou algumas dicas práticas que vão te ajudar a fazer as escolhas certas.

Chocolate e cerveja

Há muitas semelhanças entre chocolate e cerveja. Para começar, os dois são fermentados. O chocolate nasce a partir da amêndoa do cacau, que é extraída do fruto e fermentada. Isso tudo acontece antes mesmo da matéria-prima ir para a fábrica.

Outra semelhança é que o cacau é torrado antes de se transformar em chocolate, mesmo processo empregado em alguns maltes que dão origem a diversos estilos de cerveja. Por fim, as amêndoas são descascadas, moídas e separadas em manteiga de cacau e torta de cacau que, posteriormente, servem para fazer o chocolate ao leite, amargo, meio amargo ou branco.

Chocolate ao leite

É feito tanto com a torta de cacau, como com manteiga de cacau, que são misturados com açúcar e leite. É, portanto, gorduroso, doce e com uma leve torra característica.

Para escolher uma boa cerveja, precisamos pensar em como combinar essas características. Os estilos de cerveja feitos com maltes torrados podem lembrar naturalmente o chocolate e reforçar esse aroma e sabor, quando combinados com o alimento. Já o amargor, gás e álcool da cerveja ajudam a equilibrar o dulçor e contrastar a gordura.

Neste sentido, os estilos mais amargos são os mais indicados, como Robust Porter e Export Stout. A Guinness Export Stout é boa pedida por se tratar de uma versão mais intensa da famosa cerveja irlandesa.

Chocolate meio amargo e amargo

O chocolate amargo é feito com os mesmos ingredientes, só que sem o leite. Quanto maior o percentual de torta de cacau, mais amargo fica o chocolate.

Uma forma simples de pensar na combinação de chocolate com cerveja é: quanto mais amargo for o chocolate, menos amarga ou mais doce deve ser a cerveja. O equilíbrio da intensidade de amargor e dulçor é um item importante para a harmonização.

Aqui, podemos manter a linha de estilos de cerveja de maltes torrados, porém mais doces. As cervejas do estilo Russian Imperial Stout normalmente têm dulçor maior, o que ajuda a equilibrar o próprio amargor dos maltes torrados. E também pode ajudar com o chocolate. A Wälls Petroleum – medalha de platina em 2013 no MBeer Contest, o concurso do Mondial de La Bière – é um bom exemplo e pode ficar ótima com barras de maior porcentagem de cacau.

Chocolate branco

O chocolate branco é feito normalmente com manteiga de cacau, açúcar e essência de baunilha. É bastante diferente dos demais e pede uma mudança de estratégia.

Além da torra, a acidez é um ótimo elemento para contrastar dulçor e gordura. Cervejas Sours com frutas são um ótimo par para o chocolate branco, pois também somam um sabor a mais na combinação. A Bodebrown Regina Sour – medalha de ouro em 2018 no MBeer Contest – tem framboesa na receita, o que gera um efeito final semelhante a um bolo de chocolate com frutas vermelhas.

Brasil Brau 2022
Brasil Brau 2022
Mercado Cervejeiro
16/05/2022 às 11h20.

Qual cerveja levar? Escolhendo cervejas no supermercado

Um breve guia para te ajudar a conhecer novas cervejas, sem se perder na diversidade de opções dos supermercados.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/05/2022 às 13h50.

Com curadoria do Instituto da Cerveja Brasil, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira apresenta tendências para 2022

Fórum mais tradicional e longevo do setor reúne palestrantes nacionais e internacionais para debater técnicas de produção, processos, insumos e serviços ao longo de três dias.

Compartilhe