Queijo: a melhor companhia da cerveja
Harmonizações para todos os gostos e estilos. Dicas para você criar a sua!
Com uma gama de sabores mais ampla do que o vinho, a cerveja artesanal é, cada vez mais, reconhecida como uma ótima parceira para outro alimento fermentado riquíssimo em sabores, o queijo.
Assim como a cerveja artesanal, os queijos também oferecem boas oportunidades para apreciação de sabores. Melhor ainda, se combinarmos os dois. Para se aventurar nessa direção, a primeira regra é muito simples. Se a harmonização der certo, continue. Se não combinar, tente outro par.
A cerveja é uma excelente escolha para combinar com o queijo, graças às suas características de limpeza do paladar, carbonatação e sabor, que podem ser complementares ou contrastantes, dependendo das seleções de cerveja e queijo.
Uma dica inicial, e que ajuda a entender as possibilidades da harmonização, é pensar em três características promovidas pelo encontro entre a cerveja e um alimento. A primeira delas é o complemento. Ou seja, características semelhantes encontradas na cerveja e nos alimentos, como notas doces de malte e ricos sabores caramelizados.
O contraste é outra característica importante. É o caso de sabores contrastantes, como amargo e doce, e outros pares que podem fornecer combinações surpreendentes. Nem todos os pares contrastantes funcionam, como óleo e água, mas é maravilhoso poder brincar com essa ideia.
Por fim, o corte ou a limpeza. Use a cerveja para limpar o paladar e eliminar a riqueza dos alimentos. Por exemplo, consumir algo gorduroso e com gosto muito forte pode sobrecarregar o paladar e cobrir a boca com tanta força, que não sentiríamos o gosto de mais nada, por um bom tempo. Por isso, é preciso limpar o paladar, para que possamos desfrutar de outros sabores, sem que uma mordida domine o momento da harmonização.
O amargor da cerveja pode cortar efetivamente o creme de gordura e neutralizá-lo. A carbonatação usa bolhas da cerveja para limpar o palato e facilitar a próxima mordida. A acidez também pode se juntar ao time para refrescar o paladar e prepará-lo para mais um pedaço. Tudo isso facilita a harmonização.
Como harmonizar queijos e cervejas
Uma boa regra é provar o queijo e as cervejas, separadamente, antes de tentar combinar. Uma dica é começar com queijos e cervejas mais suaves.
Outro ponto a se considerar, é a intensidade do sabor, tanto da cerveja, quanto do queijo. Por exemplo, a intensidade aromática do queijo azul, como queijo roquefort ou gorgonzola, provavelmente, vai superar o perfil de sabor mais leve de uma witbier, o que não gera uma combinação interessante.
De qualquer forma, deve-se, sempre, ter em mente que as combinações entre queijos e cervejas podem e, devem, ser influenciadas pelo gosto pessoal, e que não existem regras fixas para harmonizá-los.
Para provar!
Conheça algumas combinações entre queijos e cervejas que podem ser uma boa pedida.
Mussarela de búfala com witbier
A mussarela de búfala é um queijo com sabores suaves, que pode ser harmonizado com os sabores cítricos e as especiarias do estilo belga witbier. Folhas frescas de manjericão, junto ao queijo, podem ampliar a festa de sabores dessa combinação.
Brie e pilsners
O queijo brie é cremoso e amanteigado. Como o brie apresenta um sabor mais neutro, ele pode ser complementado pelas notas herbais e gramíneas, presentes em diferentes estilos de cervejas pilsners.
Queijo canastra e tripel
O queijo canastra, da famosa serra de Minas Gerais, de mesmo nome, possui um sabor único, forte, levemente picante, denso e encorpado. O estilo belga tripel adiciona sua complexidade sensorial, com notas condimentadas, que lembram canela e cravo, e também sabores frutados, formando um belo casamento com o queijo.
Parmesão e IPA
O queijo parmesão apresenta picância, notas frutadas, e uma textura arenosa. No entanto, um dos sabores que melhor o define é o salgado. Uma boa combinação é limpar o sabor salgado deixado pelo queijo com o amargor presente numa bela IPA. Diferentes lúpulos trarão uma diversidade de sabores junto ao amargor.
Gorgonzola com Doppelbock ou Russian Imperial Stout
Uma combinação de jogadores potentes. A gordura e sabores pungentes do queijo gorgonzola podem ser combinados com a potência do estilo de cerveja alemão Doppelbock, que trará notas caramelizadas e um toque herbal. Também pode ser harmonizado com a potência alcoólica de uma Russian Imperial Stout, que traz dulçor, acompanhado de notas de tostado e torrado.