O que é uma cerveja vegan friendly?
Uma cerveja é vegan friendly quando não utiliza nenhum produto de origem animal na bebida ou no seu processo de fabricação. Entenda melhor.
Em 2018, um dos maiores casos de cervejas não veganas chegou ao fim: a Guinness, famosa Irish Dry Stout irlandesa, anunciava que não usaria mais o isinglass, uma espécie de gelatina feita de peixe, na fabricação da sua cerveja. Para felicidade geral de veganos e vegetarianos, após anos de pedidos, ela finalmente se tornou vegan friendly.
Uma cerveja é vegan friendly quando não utiliza nenhum produto de origem animal na bebida ou no seu processo de fabricação. Ou seja, a princípio, toda a cerveja é vegana, já que é feita a partir de malte, lúpulo, água e levedura – que é um fungo, ou seja, não pertence ao reino animal. Ela só foge à regra quando há ingredientes adicionais, como mel e lactose. E nesse caso, precisam estar explícitos nos rótulos.
No entanto, é preciso notar que o conceito vai além. Vários produtos secundários podem ser utilizados na cerveja para diferentes fins, sem ser declarados explicitamente nas embalagens. E eles podem corromper essa natureza vegetal da cerveja.
No meio do processo
Era o caso da Guinness. O isinglass, também conhecido como ictiocola, é feito da bexiga natatória de alguns peixes. É semelhante ao colágeno e seu uso era como coadjuvante de processo – um produto auxiliar da fabricação que é adicionado à cerveja, mas retirado ao fim da produção. Ele ajuda na clarificação, ou seja, acelerar o processo de decantação da levedura e outras partículas em suspensão no líquido.
O isinglass era tradicional no Reino Unido e muito usado no passado. Hoje, algumas cervejarias optam por produtos semelhantes de origem vegetal, como gelatinas feitas de algas, semelhantes ao ágar ágar usado na gastronomia. Ou mesmo outros equipamentos e processos tecnológicos.
Como vemos, os produtos de origem animal podem estar em outros lugares. E como o conceito de vegano não é só sobre o que se come, mas também sobre o que se usa (o couro em roupas, por exemplo), até mesmo a embalagem da cerveja deve ser observada. Em última instância, mesmo o material do rótulo ou a cola usada para fixar ele na garrafa ou lata pode afetar o conceito de vegan friendly.
Como saber
Mas como sei que uma cerveja é vegan friendly ou não? A resposta é simples: perguntando. É assim que o site Barnivore construiu um grande banco de dados de informações sobre diferentes bebidas com a classificação positiva ou negativa para o consumo vegano. Algumas marcas estão lá e você pode consultar. No entanto, a cobertura nacional é pequena, principalmente de artesanais.
Se essa é uma preocupação sua, faça contato com a cervejaria e pergunte. Com a resposta, você pode até contribuir com sites como o Barnívore. Aliás, eles têm até um modelo de e-mail para enviar aos fabricantes. Assim você pode contribuir para difundir essa informação e a cultura vegan friendly na cerveja.