Amber Lager: 3 rótulos fáceis de beber
American Amber Lager é um estilo relativamente novo, baseado na Vienna Lager com mais presença de lúpulo no aroma, sabor e amargor.
O mundo da cerveja está em constante movimento. Estilos novos surgem e antigos desaparecem, conforme os desejos e gostos do mercado, leis, pressões econômicas, desenvolvimentos tecnológicos e, claro, a criatividade dos cervejeiros. O estilo American Amber Lager é relativamente novo. Surgiu oficialmente nos guias perto de 2010. Trata-se de uma cerveja de baixa fermentação de cor âmbar e corpo médio, agradável e fácil de beber.
Essa cor, que lhe dá o nome, é obtida por meio da inclusão de maltes de tosta leve, como Munich ou Vienna, na receita da cerveja. Isso também traz um leve aroma e sabor de pão tostado e biscoito. Mas a característica moderna vem principalmente da inclusão de lúpulos americanos, de características frutadas, cítricas ou resinosas, o que pode acrescentar um certo amargor também.
A história da American Amber Lager
A American Amber Lager nasce a partir de outro estilo de cereja chamado Vienna Lager, que surge no século XIX na capital da Áustria. Ele foi criado na cervejaria Klein-Schwechat pelo cervejeiro Anton Dreher em 1841, unindo as melhores tecnologias da época: o uso da fermentação em baixas temperaturas, desenvolvida pelos alemães desde o século XVII, com as técnicas de fabricação de maltes claros modernos, criadas pelos ingleses naquela mesma época.
O estilo fez bastante sucesso, sendo levado por imigrantes alemães que foram para os Estados Unidos nas décadas seguintes, onde repetiu o êxito. No entanto, com a Primeira Guerra Mundial e a Lei Seca, que durou de 1918 a 1833, muito dessas cervejarias fecharam. Só a partir da década de 1980 que o estilo foi recuperado e transformado, sendo acrescentado dos lúpulos americanos.
Confira alguns rótulos para experimentar e conhecer essa cerveja mais a fundo.
Samuel Adams Boston Lager
A primeira cerveja feita nesses moldes, a pioneira do estilo, ainda existe e é amplamente comercializada. É a icônica Samuel Adams Boston Lager, lançada pela Boston Beer Company na sua fundação em 1984 em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos. Tem cor âmbar acobreada e além dos aromas e sabores tostados, um toque de caramelo, com amargor médio-baixo e notas florais e levemente frutadas dos lúpulos.
Brooklyn Lager
A Brooklyn Lager também é um dos exemplares do estilo American Amber Lager de maior renome mundial. Ela também foi uma das primeiras cervejas lançadas pela Brooklyn Brewery, de Nova York, na sua fundação em 1988. A ideia de produzir esse estilo foi inspirada no fato de que era justamente no bairro do Brooklyn que se concentravam grande parte das cervejarias de imigrantes alemãs antes da Lei Seca, e uma das cervejas mais produzidas lá era a Vienna Lager. Ela está sendo fabricada no Brasil por meio de uma parceria e está disponível em latas e garrafas.
Patagônia Amber Lager
Outra boa opção disponível é a Patagônia Amber Lager, marca argentina que hoje pertence ao grupo Ambev. Com cor mais avermelhada e notas de caramelo mais evidentes e destacadas, essa cerveja deixa os lúpulos da patagônia em segundo plano, de forma leve, e tem baixo amargor. Isso foge um pouco do estilo, mas a cerveja ainda é bastante saborosa e agrada principalmente quem está iniciando nas cervejas artesanais.
Qual outra American Amber Lager poderia participar dessa lista? Comente e dê sua sugestão!