Frango na cerveja: Saboroso, barato e fácil de fazer
Receita de frango na cerveja é deliciosa e combina a suavidade da carne com o sabor característico da cerveja; veja como é simples preparar.
Preparar carnes com cerveja é unir sabor com mais sabor ainda. A receita de frango na cerveja é deliciosa e combina a suavidade do frango com o sabor característico da cerveja escolhida. Uma opção perfeita para aqueles que procuram uma refeição saborosa e fácil de preparar, simples e barata.
O princípio desta receita é a marinada, técnica culinária muito antiga. No início, a marinada era apenas uma forma de conservar os alimentos. Isso porque, os micro-organismos não se proliferam em meios ácidos e salgados.
Nesta receita, a ideia é mergulhar a carne em líquidos ácidos, com ou sem temperos, para que ela amoleça e absorva mais tempero. E a cerveja faz muito bem esse papel! E para cozinhar bem, vale aquela máxima: nunca use uma cerveja no prato de uma qualidade que você não beberia.
Conheça o Coq au Bruin, releitura do clássico frango com vinho francês feito com cerveja.
Por isso, para este prato, procure cervejas leves para combinar com a intensidade dos sabores da carne de frango, que também é suave. Use cervejas de maltes claros, como a Pilsen, ou tostados e caramelizados, que tem cor de âmbar a cobre, como Vienna Lager ou Märzen. Evite as muito amargas e lupuladas.
Frango na cerveja
Ingredientes:
1 quilo de sobrecoxa de frango;
2 cebolas cortadas em rodelas;
2 dentes de alho picados;
1 ou 2 latas de 350 ml da cerveja escolhida;
2 ramos de manjericão;
1 ramo de alecrim;
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto;
1 assadeira de bordas altas (mais altas que as sobrecoxas);
Papel-alumínio;
Modo de preparo:
– Tempero o frango com sal, pimenta-do-reino e alho;
– Coloque os pedaços em uma assadeira com o manjericão e o alecrim e cubra com a cebola cortada em rodelas;
– Coloque a cerveja na assadeira até cobrir o frango. Depois, cubra com o papel-alumínio e deixe uma noite na geladeira marinando;
– Na manhã seguinte, leve ao forno preaquecido por duas horas de 200 °C a 250 ºC;
– Na primeira etapa de uma hora, mantenha o papel-alumínio. Depois, retire o papel e deixe mais uma hora para secar e dourar;
– O caldo reduzirá, mas não vai secar totalmente. Apenas vai expor o frango, que ficará dourado por cima;
– O caldo formado é saboroso e pode ser servido com o frango acompanhado de arroz branco.