Dia do Cacau: Conheça as principais cervejas brasileiras com cacau
Para celebrar o Dia do Cacau, saiba mais sobre esse fruto amazônico utilizado como ingrediente para enriquecer os sabores das cervejas artesanais.
No dia 26 de março, é comemorado o Dia do Cacau, data criada para celebrar e discutir questões relacionadas a este fruto, que é a matéria-prima para a produção do chocolate. Com alta qualidade sensorial, o cacau brasileiro também pode ser um ingrediente muito singular para enriquecer os sabores na produção de cervejas artesanais.
O cacau tem origem amazônica, e já é consumido há cerca de 5,5 mil anos. Ao longo do tempo, passou a ser produzido também em outras regiões do Brasil e a ser apreciado em diferentes locais do mundo. Atualmente, os estados da Amazônia concentram cerca de 56% da produção do fruto no país.
O Pará, por exemplo, tem o posto de maior produtor de cacau do Brasil, com 51,5% da produção nacional. Além do Pará, Rondônia e Amazonas também estão entre os maiores produtores do país.
Com notas cítricas, amadeiradas e doces, o cacau produzido na Amazônia tem ganhado status de iguaria por apresentar sabores únicos graças à riqueza de seu microambiente. Como, por exemplo, as características do solo, a incidência da luz e a disponibilidade de água.
Cerveja com cacau
No último ano, diferentes cervejarias do Brasil se dedicaram a produzir cervejas sazonais com o cacau amazônico como ingrediente diferenciador da receita.
A gaúcha Seasons produziu a Seasons Legado Cacau, uma Stout com cacau que foi o resultado de um projeto feito com muita paixão, criando uma cerveja intensa, que deixa sua marca no copo e também na maneira como foi construída.
É feita com cacau amazônico de produção agroflorestal, que reduz o impacto negativo da agricultura sobre o ambiente, além de fomentar a agricultura familiar.
A paulista Escafandrista também mergulhou no universo do cacau amazônico em várias criações. A cervejaria explorou diferentes receitas de Russian Imperial Stouts, como nos rótulos Enter the Void e Life is a Party and I’m the Piñata.
No entanto, o grande destaque ficou por conta da série de quatro cervejas “Ouro Negro”. Esta série ficou conhecida por combinar cacau amazônico, diferentes ingredientes regionais brasileiros e envelhecimento em barris de madeira.