Com a cara do Outono: 5 cervejas feitas com legumes e verduras
Ao longo da história, cervejeiros aproveitaram a estação das colheitas para criar misturas inusitadas e saborosas da bebida; confira.
No dia 20 de março, começa o Outono no Hemisfério Sul. E se você acha que isso não tem nada a ver com cerveja, está enganado. Assim como podemos falar de cervejas refrescantes para o verão, aquecedoras para o inverno, e pensar em flores para a primavera, as frutas, verduras e legumes estão relacionados à primeira estação do ano.
Isso porque, o Outono é a estação das colheitas. Isso afeta os países tropicais como o Brasil, mas é muito marcante em países frios. Nessa época, é necessário colher tudo porque o inverno está para chegar e pode acabar com os alimentos que ficarem no campo.
A sazonalidade do ano sempre fez parte da história da cerveja. Em todo o mundo, cervejeiros aprenderam a fazer a bebida usando ingredientes locais e abundantes nas mais diferentes épocas. Então, que tal conferir algumas cervejas com a cara do Outono?
Albanos Pumpkin Ale
As cervejas com abóbora, conhecidas como Pumpkin Beers, são uma tradição no universo da cerveja. Tiveram início nos Estados Unidos, ainda em tempos coloniais. Devido à falta de cereais de qualidade, o amido presente nesse vegetal (um fruto do ponto de vista botânico) foi essencial para fazer a bebida. Com o tempo e maior acesso ao malte, a prática foi extinta. No entanto, houve um resgate na década de 1980.
Agora a abóbora serve apenas para trazer aroma e sabor, acrescida de condimentos como cravo, canela, pimenta-da-jamaica, entre outros. O rótulo da cervejaria mineira Albanos foi premiado como um dos melhores do Brasil, em 2018, na etapa nacional do World Beer Awards.
Cervejaria 77 Betassaura
Existem cervejas feitas até com beterraba. É o caso da Betassaura, da Cervejaria 77, da Zona Leste de São Paulo. Trata-se de uma Sour que leva limão e o tubérculo na receita. Os impactos sensoriais começam pela cor da bebida, que fica bem vermelha. Outro ponto é o aroma e sabor bastante característicos, com uma nota terrosa.
Salvador Brewing Ardenas Sour Pepino
Pepinos deram origem a uma classificação especial de cervejas nos Estados Unidos. São as Cucumber Beers. A adição costuma trazer bastante refrescância, o que combina com diversos estilos de cerveja mais leves. A Salvador Brewing, de Caxias do Sul (RS), criou a Ardenas Sour Pepino, uma referência que ganhou medalhas de ouro em 2018 e 2019 no Concurso Brasileiro da Cerveja.
3 Orelhas Cenoura & Bronze
Cerveja com cenoura existe também. A 3 Orelhas Cenoura & Bronze é uma Session IPA que leva o ingrediente de produção orgânica e regional da cidade de Gonçalves, em Minas Gerais. Além disso, é uma cerveja feita com uma única variedade de lúpulo (Single Hop). Nesse caso, o Citra é escolhido para trazer notas cítricas e florais.
Curls Gose Tomate e Alecrim
Essa cerveja é quase um gaspacho! Trata-se de uma mistura inusitada e saborosa. A cerveja base é uma Gose, estilo que além de ácido é salgado. Além disso, leva adição de tomate e alecrim para apurar ainda mais o aroma e sabor. Ela ganhou dois bronzes na Copa Cerveja Brasil (2018 e 2019) e ouro na Indie Beer Cup em 2020.