Valentine’s Day: Confira sugestões para presentear com cerveja
Apesar de poucas cervejas terem temas românticos no Brasil, usar a similaridade com flores ou chocolate pode ser uma ótima estratégia para conquistar corações cervejeiros; veja as dicas.
O Dia dos Namorados no Brasil, comemorado em 12 de junho, foi uma data criada pelo comércio para estimular as vendas no meio do ano. No entanto, grande parte do mundo tem essa comemoração no dia 14 de fevereiro. O chamado “Valentine’s Day” é uma data romântica e pode ser ótima oportunidade para presentear com cervejas.
São Valentin ficou conhecido por lutar “a favor do amor” em Roma, no século III. A história conta que o Imperador Carlos II proibiu o casamento por acreditar que os soldados lutavam melhor quando estavam solteiros. O padre Valentin se opôs, já que acreditava que o casamento era parte do plano divino. Assim, teve sua prisão decretada e foi sentenciado à morte.
No entanto, enquanto aguardava a sentença, se apaixonou pela filha do carcereiro. E, no dia da sua execução, enviou uma carta para a moça assinada “do seu Valentim” – o que teria dado origem à prática de enviar cartões para quem se ama nessa data. Valentim foi beatificado dois séculos depois e transformado no símbolo desta celebração.
Dar cervejas de presente de Valentine’s Day pode ser uma ótima ideia, apesar de poucas terem temas, de fato, românticos no Brasil – o que é comum nos Estados Unidos. Em vez disso, é possível explorar a ideia de flores ou chocolates, que são presentes tradicionais nessa época. Confira algumas sugestões.
Bodebrown Cerveja do Amor
É uma das poucas românticas, no tema e na história. A imagem do rótulo e a inspiração para o nome vêm do mito de Píramo e Tisbe, que teria baseado a história de Romeu e Julieta, de William Shakespeare. A cerveja é uma Fruit Beer de base Saison feita com amoras. Foi elaborada por Samuel Cavalcanti, proprietário da Bodebrown, de Curitiba (PR), para sua namorada.
Brewing Love Projetct
Outra forma de falar de amor é presentar com alguma das cervejas do Brewing Love Project. Trata-se de uma ação encabeçada pela Cervejaria Octopus, do Rio de Janeiro, para promover o debate sobre os desafios das pessoas LGBTQIA+, principalmente no meio cervejeiro. Experimente o rótulo da Zev, de Suzano (SP), uma Hoppy Lager com adição de maracujá e lúpulo Mosaic.
Cervejas vermelhas, como as rosas
Flores vermelhas, principalmente as rosas, são consideradas um símbolo da paixão. Por isso, podemos dizer que cervejas vermelhas podem ter sentido parecido. A Cerveja do Amor é um ótimo exemplo. Mas existem outras. A I’m Sour, da Three Monkeys, do Rio de Janeiro, é uma cerveja ácida feita com goiaba e pitaia. Outra possibilidade é a Delirium Red, importada da Bélgica. Trata-se de uma Fruit Beer, de 8% ABV, feita com 30% de suco de frutas vermelhas, trazendo uma cor intensa e uma espuma rosácea.
Chocolate
Dizem que um bom chocolate é um afrodisíaco natural. Então, que tal uma cerveja que simule seus sabores? A dica é a Fuller’s Imperial Stout, cerveja preta importada da Inglaterra que traz notas de cacau e chocolate amargo no aroma e sabor. Alcoólica, com 10,7% ABV, leva flores de rosas na receita – o que dá um toque ainda mais romântico.