Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros
Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.
Se existe hoje o que chamamos de cerveja artesanal, o jornalista britânico Michael Jackson (não o cantor) é um dos grandes responsáveis por isso. Por meio de seu trabalho, ele foi um dos maiores formadores de apaixonados por cerveja no mundo.
Jackson ficou conhecido como “Beer Hunter” (caçador de cervejas) devido a uma série de vídeos documentais produzidos por ele, em que mostrava a história e a cultura da cerveja, nos diferentes países por onde ele passou durante os anos 1980.
Nesses vídeos, o britânico costumava se apresentar da seguinte forma: “Olá, meu nome é Michael Jackson. Não, não aquele Michael Jackson, mas estou em uma turnê mundial. Minha turnê é em busca de uma cerveja excepcional. É por isso que me chamam de ‘Beer Hunter’.”
Com humor e personalidade única, Jackson retratou sua paixão por cerveja em diversos vídeos. Foram eles, inclusive, que deram a ele fama internacional, em uma época anterior à internet e redes sociais (hoje, vários vídeos estão no Youtube).
Paixão por cerveja traduzida em textos
Mas a carreira jornalística deste britânico não ficou restrita aos vídeos. Jackson também escreveu sobre o universo cervejeiro em suas viagens a trabalho. Uma curiosidade que foi despertada quando ele teve o primeiro contato com uma cerveja trapista, na Bélgica. A partir dali, Jackson se tornou um pesquisador ávido do assunto.
Ele fez sucesso, entretanto, justamente por não falar só de cerveja. O que cativava seus leitores eram as pessoas e histórias por trás da bebida. Dessa forma, o jornalista ajudou a formar novas gerações de escritores de cerveja que, para além da bebida, falam também de tudo a rodeia.
Antes da cerveja artesanal se tornar o fenômeno que é hoje, Jackson faleceu em 2007, aos 65 anos, como um dos maiores embaixadores do universo cervejeiro.