4 cervejas nacionais para comemorar a Oktoberfest
Após dois anos de pausa, a maior festa cervejeira do mundo será realizada em 2022; mas se você não puder viajar para Munique, confira as dicas para aproveitar por aqui.
Após dois anos de pausa por conta da pandemia de Covid-19, uma das maiores festas cervejeiras do mundo, a Oktoberfest de Munique, na Alemanha, volta a ser realizada em 2022. Entre 17 de setembro a 3 de outubro, são esperadas cerca de cinco milhões de pessoas – pelo menos um terço de estrangeiros – no Campo de Teresa, perto dos portões da capital da Baviera.
Desde a II Guerra Mundial, esta foi a primeira vez que o evento foi cancelado. Antes disso, a festa não ocorreu apenas em 1854 e 1873, devido à epidemia de cólera. A Oktoberfest teve início em 1810, por ocasião do casamento do príncipe Ludwig com a princesa Teresa da Saxônia.
Mas se viajar para fora do país não está nos seus planos agora, saiba que também é possível aproveitar por aqui. Cervejarias nacionais já produzem ótimas bebidas comemorativa e de estilos consumidos no evento. Confira abaixo as dicas.
Weltenburger Kloster Anno 1050
Apesar de ser uma marca alemã, a Weltenburger é produzida no Brasil pelo Grupo Petrópolis. A cerveja tem origem monástica. Foi produzida inicialmente há mais de 960 anos na Abadia de Weltenburg, mosteiro beneditino perto de Kelheim, nas proximidades da Baviera.
A Anno 1050 é do estilo Märzen, o primeiro típico da festa. Com 5,5% de álcool, tem cor avermelhada e sabores maltados, lembrando tostado e caramelo, com suave lúpulo floral. O corpo é médio, com amargor baixo e suave dulçor, tornando-a equilibrada.
Eisenbahn Oktoberfest
Produzida sazonalmente somente na época da Oktoberfest, essa Eisenbahn é um exemplar do estilo moderno da festa. Com o aumento dos estrangeiros na década de 1980, a organização do evento e as cervejarias resolveram elaborar uma versão mais suave de cerveja.
O estilo Oktoberfest é baseado na Märzen, porém clara, dourada, menos adocicada, mais equilibrada e de corpo mais suave. Assim é a Eisenbahn Oktoberfest, que também tem teor alcoólico de 5,5%.
Schornstein Oktoberfest
A Schornstein é uma cervejaria artesanal que nasceu em Pomerode (SC), considerada uma das cidades mais alemãs do Brasil. Hoje faz parte do Grupo CBCA, que reúne outras cervejarias artesanais, como a Leuven e Startup Brewing, do interior de São Paulo.
Em 2021, lançou sua Oktoberfest, cerveja que deve passar a ser produzida sazonalmente. Fica entre o estilo Märzen e o moderno Oktoberfest, trazendo notas de cascas de pão, assim como um suave tostado, típico das versões tradicionais. Tem 5,3% de álcool e é bastante saborosa.
Maniacs Oktoberfest
A versão da Maniacs, de Curitiba (PR), é a mais alcoólica (6,2%) e bastante puxada para uma Märzen, com cor acobreada. Tem notas de cascas de pão, caramelo, corpo médio e dulçor residual presente, trazendo bastante personalidade para a cerveja. Essa bebida já existia no portfólio da marca, mas era feita apenas no brewpub em Curitiba. Em 2021, foi produzida pela primeira vez em maior escala.