1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. 6 influenciadores de cerveja para seguir no Social Media Day
6 influenciadores de cerveja para seguir no Social Media Day
Em 30/06/2022 às 10h19.

6 influenciadores de cerveja para seguir no Social Media Day

A cerveja artesanal sempre esteve mais para mídias sociais do que para grandes veículos de comunicação. Então, que tal conhecer alguns dos perfis mais populares de cerveja do Brasil?

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

A cerveja produzida em pequena escala sempre esteve mais para as mídias sociais do que para os grandes veículos de comunicação. A comunidade, o senso de conjunto, de “estamos do mesmo lado e você é uma pessoa como eu”, faz parte do que chamamos de cerveja artesanal. Nos Estados Unidos, sites como RateBeer e Beer Advocate fizeram muito mais história do que as revistas de cerveja. Aqui no Brasil, a onda começou com força nos anos 2000 com os blogs de cerveja e hoje está a pleno vapor nas mídias sociais, como o Instagram.

Por isso, ao pensar no World Social Media Day que se aproxima – é comemorado todo o dia 30 de junho – é impossível não mencionar alguns desses influenciadores que, além das próprias cervejarias e outros membros do mercado, ajudam a propagar a cultura cervejeira.

Para quem não sabe, o Social Media Day foi criado em 2010 pelo site norte-americano Mashable, focado em tecnologia, cultura e entretenimento. É uma forma de celebrar e reconhecer o impacto que as mídias sociais tiveram ao redor do globo, uma verdadeira revolução na comunicação.

Que tal, então, conhecermos alguns desses influenciadores?

Aqui no Cervejar.com eu, Celso, do @bardocelso, e o Felipe Freitas, do @catalisi_cerveja, cuidamos do conteúdo, mas mantemos também nossos perfis com muita informação sobre cerveja. Você também pode seguir o perfil do @mondialdelabierebr .

Mas quem mais está por aí?

Maria Cevada

Com mais de 92 mil seguidores no Instagram, @mariacevada é um dos maiores perfis sobre cerveja artesanal do Brasil. Criadora do site homônimo em 2013, os cariocas Amanda Henriques (jornalista e sommelier de cervejas) e Anderson Senne (publicitário e cervejeiro) tocam o perfil com muitas dicas sobre o que beber, mas também o que comer e para onde viajar.

Caçador de Cerveja

O sommelier Angelo Nunes é o criador do @cacador_de_cerveja, perfil que hoje conta com mais de 67 mil seguidores. Ele compartilha suas experiências com cerveja pelo Brasil e pelo mundo falando de degustações, harmonizações, evento e destinos cervejeiros.

Viajante Cervejeiro

Edson Carvalho tem um dos perfis cervejeiros mais interessantes do Instagram: @viajante cervejeiro, com mais de 48 mil seguidores. Além de muito conteúdo cervejeiro, fala de viagens e dá dicas muito bacanas. Ele chegou a escrever um livro após ter viajado pelo Brasil de carona, sempre buscando e conhecendo locais cervejeiros – cervejarias, bares, etc. No momento prepara uma viagem de bicicleta pelo Uruguai e Argentina.

Cervejeira Nerd

Suzana Bernardes é sommelierère de cervejas e criadora do perfil @cervejeiranerd (40,3 mil), que fala sobre tudo que envolve cerveja. Ela é de Brasília (DF) e participa do programa Brassaria Brasília, na rádio web 4 Tempos.

Publicerveja

Gledson Neix é publicitário e criou o perfil @gle.publicerveja (38 mil), no qual fala de cerveja com um olhar atento para a publicidade também. Além do blog Publicidade e Cerveja, liderou o movimento #BeboMenosBeboMelhorDeVerdade, que alerta para o consumo excessivo de álcool no mercado de cerveja artesanal.

Bia Amorim

A Sommelière Bia Amorim é uma das referências do país sobre o assunto. Além de ter anos de experiência atuando profissionalmente no mercado, esteve entre os jurados do reality show Eisenbahn Mestre Cervejeiro, é Publisher do Farofa Magazine e organizadora do livro O Guia da Sommelieria de Cervejas, lançado pela Editora Krater agora em 2022. Seu perfil no instagram, @biasommelir, tem mais de 34 mil seguidores.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe