Os 5 melhores livros de cerveja indicados por especialistas
Com tanta informação disponível, uma boa indicação pode ser fundamental; saiba quais são os melhores livros de cerveja, segundo os especialistas.
Há alguns anos, encontrar uma boa leitura sobre cervejas era difícil. Existiam poucos materiais em português. Hoje, o problema é outro. São muitas as fontes e conteúdos disponíveis na internet, em redes sociais, podcasts, livros, etc.
Assim, uma boa indicação, com informações confiáveis, pode poupar tempo, dinheiro e agilizar o aprendizado. Por isso, pedimos para que cinco especialistas em cerveja indicassem as melhores obras sobre o assunto. Confira.
A Mesa do Mestre Cervejeiro – Garret Oliver
“Além de ser um livro que fala muito sobre harmonização, história da cerveja, de estilos, é também um livro de fácil leitura”, avalia o especialista em cervejas Edu Passarelli, sobre o livro “A Mesa do Mestre Cervejeiro”, escrito Garret Oliver, considerado o “papa da harmonização de cervejas”, tema principal da obra. No livro, Oliver faz uma viagem pelos principais países produtores de cerveja, para saber o que os cervejeiros comem com a bebida e por quê.
Degustando Cerveja – Randy Mosher
A sommelière de cervejas e sócio-proprietária do Instituto da Cerveja, Kathia Zanatta, indicou o livro “Degustando Cerveja”, do especialista norte-americano Randy Mosher. “É um livro completo, que fala de história, processo, copos, estilos, harmonização… enfim, faz ótimo um resumo”, garante. Lançado em 2009, nos Estados Unidos, só foi traduzido e lançado no Brasil pela Editora Senac, em 2020.
How To Brew – John Palmer
Recentemente traduzido para o português e lançado pela Editora Krater, “How To Brew”, do norte-americano John Palmer, é uma das obras fundamentais para a produção de cerveja caseira. No Brasil, muitos cervejeiros deram seus primeiros passos no mundo cervejeiro a partir da leitura desse livro. Essa é a indicação do sommelier de cervejas e chef de cozinha Ronaldo Rossi, proprietário da Cervejoteca, em São Paulo. “Foi onde tudo começou para mim. A ideia, a possibilidade de fazer cerveja”, conta.
O Guia da Sommelieria de Cervejas – Bia Amorim (org.)
Já a sommelière de cerveja Bia Amorim indicou três obras. Entre elas, “O Guia da Sommelieria de Cervejas”, da Editora Krater, que reúne artigos escritos por vários especialistas – em grande parte, brasileiros – organizado pela própria Bia Amorim. Ela também indicou “Bebidas, Abstinência e Temperança”, de Henrique Carneiro, e “Lambic”, de Raf Meert, ainda sem tradução em português.
O Guia Oxford da Cerveja – Garret Oliver (org.)
O sommelier de cervejas Edu Pelizzon indicou o “Guia Oxford da Cerveja”, organizado por Garret Oliver, editado em português por Iron Mendes e lançado no Brasil pela editora Blucher. Trata-se de uma obra enciclopédica de mais de mil páginas, organizada como um dicionário, em cada termo vira um artigo sobre um tema específico do universo cervejeiro. “Vários autores participaram da elaboração deste livro, então temos uma riqueza de informações muito grande. Além disso, é muito fácil consultar aspectos específicos sobre o universo cervejeiro”, explica.