1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. 5 cervejas exóticas para experimentar no Mondial
5 cervejas exóticas para experimentar no Mondial
Em 04/10/2023 às 11h30.

5 cervejas exóticas para experimentar no Mondial

A cerveja atende todos os públicos e aceita bem a adição de outros ingredientes. Confira algumas cervejas exóticas para provar no evento.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

A edição 2023 do Mondial de La Bière está chegando. Entre os dias 11 e 15 de outubro, o evento comemora os dez anos da versão brasileira com o retorno ao Pier Mauá, no Centro do Rio de Janeiro. Diversas atrações esperam os visitantes, como deliciosas comidinhas e uma programação musical fantástica. E a estrela da festa se apresenta no evento em toda a sua diversidade. São mais de cem cervejarias participantes, com cerca de 1,5 mil rótulos para todos os gostos — alguns bastante diferentes!

A cerveja não é uma das bebidas mais democráticas do mundo apenas por atender todos os públicos. Ela também aceita muito bem a adição de outros ingredientes, que trazem complexidade para o conjunto da obra. E a criatividade do cervejeiro é o limite. Para ajudar você a selecionar o que provar durante o evento, separamos alguns rótulos mais exóticos que vão colocar seu paladar à prova. Um adorável desafio!

Elbers Bier e Cogumelo Bistrô — Porcini Bier e Porcini Premium

Já imaginou provar uma cerveja com cogumelos? Sim, elas existem e rendem ótimos aromas e sabores. É o caso da Porcini Bier e a Porcini Premium, cervejas feitas pela Elbers Bier para o restaurante Cogumelo Bistrô, ambos da região de Visconde de Mauá. A primeira é uma Belgian Ale clara que leva o porcini funghi. Já a versão Premium é uma Belgian Dubbel com o mesmo ingrediente especial.

Alpendorf — Imperial Gose com caramelo salgado

Acredite ou não, cerveja salgada existe e não é de hoje. O estilo Gose é tradicional da Alemanha. Nasceu na cidade de Goslar no século XIII e se popularizado em Leipzig no século XVIII. Era feita com a água salobra do rio Gose, que deixava o produto final levemente salgado. A versão da Cervejaria Alpendorf, de Nova Friburgo (RJ), segue a mesma ideia, porém com maior teor alcoólico e um toque de caramelo. Além disso, tem sabor acidez elevada, assim como as cervejas daquele tempo.

Barão Bier Vaud — White IPA com physalis

A chamada White IPA é uma mistura de dois estios de cerveja. A receita se baseia em uma Witber tradicional da Bélgica. É produzida à base de trigo e condimentada com cascas de laranja e sementes de coentro. Mas aqui ela recebe também uma alta carga de lúpulo, como em uma India Pale Ale, que traz amargor acentuado, aroma e sabor das variedades escolhidas. A Barão Bier, também da região de Nova Friburgo, resolveu deixar tudo ainda mais interessante, incluindo physalis, uma frutinha bem cítrica e aromática que cria uma camada a mais de sabor. A marca é administrada por três mulheres que mostram que cerveja não é só coisa de homem, não.

Brassaria Matriz — Mati-Taperê

O universo das IPAs é muito variado. São muitos estilos trazendo variações da IPA original, que tem raízes inglesas. Há as versões americanas, predominantes aqui no Brasil, as Session, Doble, Black, Belgian e muitas outras. As queridinhas da vez é a New England IPA, que agrada muito o paladar de quem está começando nesse universo por sere menos amarga e muito aromática. Exóticas, no entanto, são as que incluem frutas na receita. A Brassaria Matriz, cervejaria-restaurante de Petrópolis (RJ), levará para o Mondial a Mati-Taperê, que traz cupuaçu entre os ingredientes.

Cervejas-coquetéis

Já falamos por aqui sobre cervejas inspiradas em outras bebidas ou drinks. Elas não poderiam faltar num evento como esse. Também de Petrópolis, a Cervejaria Colonus leva ao Mondial a Colonus No.7, uma Belgian Blond Ale com extrato aromático de whiskey Jack Daniel’s N.º 7. Já a Cervejaria Show de Bola, de Macaé (RJ), terá disponível a sua Red Amburana, uma Red Ale de 8% ABV infusionada com cachaça maturada em barris de amburana. A cerveja levou medalha de bronze no Concurso Brasileiro da Cerveja na categoria Experimental Beer em 2019.

Está sabendo de mais alguma cerveja diferente que estará no evento? Deixe a dica para a gente e para os demais leitores do Cervejar.com nos comentários!

Mercado Cervejeiro
25/10/2024 às 09h43.

Bruxas cervejeiras: Uma história de halloween

No imaginário de muitos, as bruxas são figuras misteriosas e assustadoras, fortemente associadas ao Halloween. […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/09/2024 às 10h57.

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu! A civilização […]

Compartilhe