1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. 5 cervejarias para descobrir o Brasil cervejeiro
5 cervejarias para descobrir o Brasil cervejeiro
Em 22/04/2022 às 10h00.

5 cervejarias para descobrir o Brasil cervejeiro

Dia 22 de abril é comemorado o Descobrimento do Brasil; em homenagem à data, trazemos cinco cervejarias de todas as regiões do país.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

A chegada do português Pedro Alvares Cabral às terras brasileiras em 1500 marca o Descobrimento do Brasil, comemorado em 22 de abril. Uma ótima oportunidade para apreciar as belezas, o povo e a cultura do país. Então, que tal aproveitar e descobrir um pouco mais sobre o Brasil cervejeiro?

Atualmente, segundo o Anuário da Cerveja 2020, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Brasil tem 1.383 cervejarias –  a maioria nas regiões Sul e Sudeste. De acordo com a Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado, a cerveja artesanal corresponde a cerca de 2,5% da fabricação nacional.

Hoje, nosso país é o terceiro maior produtor de cervejas do mundo, com 13,8 bilhões de litros, perdendo apenas para China e os Estados Unidos, como aponta o Global Beer Consumption Report, de 2020.

A seguir, separamos cinco cervejarias artesanais, uma de cada região do país, para você conhecer e aproveitar ótimos rótulos.

Seringal Bier – Rio Branco (AC)

A cervejaria Seringal Bier está localizada em Rio Branco, capital do Acre. Liderada por Elisana Grecchi, que mora na cidade desde 2006, a cervejaria produz seis rótulos, sendo quatro deles fixos: Cream Ale, Pilsen, Red Ale e American IPA. Os outros dois são sazonais e rotativos.

Cervejaria Bodebrown – Curitiba (PR)

A curitibana Bodebrown é uma cervejaria moderna e uma das campeãs em número de medalhas do MBeer Contest, o concurso de cervejas do Mondial de La Bière. Fundada em 2009, é capitaneada pelo pernambucano Samuel Cavalcantti e produz diversos rótulos de sucesso, como a Cacau IPA, uma American IPA com Cacau; Atomga Cherry, uma Imperial Stout com cerejas; e a Double Perigosa ICE, uma Double IPA tratada em um processo de congelamento para gerar uma concentração alcoólica de 25%.

5 Elementos – Fortaleza (CE)

Com aposta em cervejas potentes e alcoólicas, a 5Elementos está conquistando o país – e muitos prêmios – desde sua fundação, em 2016, em Fortaleza (CE), por um grupo de cinco amigos. A cervejaria aposta no estilo Russian Imperial Stout (RIS). Busque pelos rótulos Abyssal, RIS de 12%; e a Coffee & Pancake Brunch Stout, versão adicionada de lactose, xarope de maple e café.

Cervejaria Dona Lupulina  – Goiânia (GO)

Fundada em 2014, em Aparecida de Goiânia (GO), a Cerveja Colombina tem receitas premiadas nacional e internacionalmente, algumas com frutos do cerrado, como a Gynhattan, uma Americah Wheat Beer que leva cagaita. Já a Colombina Romaria, uma Dark Strong Ale com baunilha do cerrado e mutamba, foi premiada Meininger’s International Craft Beer Award, em 2018.

Cervejaria OverHop – Rio de Janeiro (RJ)

A OverHop é uma das cervejarias cariocas mais premiadas no MBeer Contest, e também faturou diversos prêmios nacionais e internacionais. Fundada em 2016, no ano seguinte, começou a exportar para o Canadá e tem fabricação em uma cidade próxima de Montreal. O principal foco são as cervejas lupuladas, mas há ótimas Sours, como a bicampeã do MBeer Contest Gravioh-là-là (Sour com Graviola). Experimente também a Hazy (NE IPA) e a One Love (Double IPA).

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe