1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. 5 cervejarias para descobrir o Brasil cervejeiro
5 cervejarias para descobrir o Brasil cervejeiro
Em 22/04/2022 às 10h00.

5 cervejarias para descobrir o Brasil cervejeiro

Dia 22 de abril é comemorado o Descobrimento do Brasil; em homenagem à data, trazemos cinco cervejarias de todas as regiões do país.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

A chegada do português Pedro Alvares Cabral às terras brasileiras em 1500 marca o Descobrimento do Brasil, comemorado em 22 de abril. Uma ótima oportunidade para apreciar as belezas, o povo e a cultura do país. Então, que tal aproveitar e descobrir um pouco mais sobre o Brasil cervejeiro?

Atualmente, segundo o Anuário da Cerveja 2020, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Brasil tem 1.383 cervejarias –  a maioria nas regiões Sul e Sudeste. De acordo com a Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado, a cerveja artesanal corresponde a cerca de 2,5% da fabricação nacional.

Hoje, nosso país é o terceiro maior produtor de cervejas do mundo, com 13,8 bilhões de litros, perdendo apenas para China e os Estados Unidos, como aponta o Global Beer Consumption Report, de 2020.

A seguir, separamos cinco cervejarias artesanais, uma de cada região do país, para você conhecer e aproveitar ótimos rótulos.

Seringal Bier – Rio Branco (AC)

A cervejaria Seringal Bier está localizada em Rio Branco, capital do Acre. Liderada por Elisana Grecchi, que mora na cidade desde 2006, a cervejaria produz seis rótulos, sendo quatro deles fixos: Cream Ale, Pilsen, Red Ale e American IPA. Os outros dois são sazonais e rotativos.

Cervejaria Bodebrown – Curitiba (PR)

A curitibana Bodebrown é uma cervejaria moderna e uma das campeãs em número de medalhas do MBeer Contest, o concurso de cervejas do Mondial de La Bière. Fundada em 2009, é capitaneada pelo pernambucano Samuel Cavalcantti e produz diversos rótulos de sucesso, como a Cacau IPA, uma American IPA com Cacau; Atomga Cherry, uma Imperial Stout com cerejas; e a Double Perigosa ICE, uma Double IPA tratada em um processo de congelamento para gerar uma concentração alcoólica de 25%.

5 Elementos – Fortaleza (CE)

Com aposta em cervejas potentes e alcoólicas, a 5Elementos está conquistando o país – e muitos prêmios – desde sua fundação, em 2016, em Fortaleza (CE), por um grupo de cinco amigos. A cervejaria aposta no estilo Russian Imperial Stout (RIS). Busque pelos rótulos Abyssal, RIS de 12%; e a Coffee & Pancake Brunch Stout, versão adicionada de lactose, xarope de maple e café.

Cervejaria Dona Lupulina  – Goiânia (GO)

Fundada em 2014, em Aparecida de Goiânia (GO), a Cerveja Colombina tem receitas premiadas nacional e internacionalmente, algumas com frutos do cerrado, como a Gynhattan, uma Americah Wheat Beer que leva cagaita. Já a Colombina Romaria, uma Dark Strong Ale com baunilha do cerrado e mutamba, foi premiada Meininger’s International Craft Beer Award, em 2018.

Cervejaria OverHop – Rio de Janeiro (RJ)

A OverHop é uma das cervejarias cariocas mais premiadas no MBeer Contest, e também faturou diversos prêmios nacionais e internacionais. Fundada em 2016, no ano seguinte, começou a exportar para o Canadá e tem fabricação em uma cidade próxima de Montreal. O principal foco são as cervejas lupuladas, mas há ótimas Sours, como a bicampeã do MBeer Contest Gravioh-là-là (Sour com Graviola). Experimente também a Hazy (NE IPA) e a One Love (Double IPA).

Brasil Brau 2022
Brasil Brau 2022
Mercado Cervejeiro
16/05/2022 às 11h20.

Qual cerveja levar? Escolhendo cervejas no supermercado

Um breve guia para te ajudar a conhecer novas cervejas, sem se perder na diversidade de opções dos supermercados.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/05/2022 às 13h50.

Com curadoria do Instituto da Cerveja Brasil, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira apresenta tendências para 2022

Fórum mais tradicional e longevo do setor reúne palestrantes nacionais e internacionais para debater técnicas de produção, processos, insumos e serviços ao longo de três dias.

Compartilhe