4 formas comprovadas de gelar cerveja rapidamente
Ter que gelar uma cerveja de forma rápida é uma situação comum no dia a dia; conheça quatro maneiras de deixar a bebida gelada em poucos minutos.
Você precisa de uma cerveja gelada para oferecer a um grupo de amigos em uma confraternização, ou mesmo para beber sozinho acompanhando aquele programa favorito, mas um grande problema precisa ser resolvido: só há cerveja quente.
Para resolver este problema, listamos quatro maneiras práticas de gelar cerveja rapidamente, de forma comprovada e que se aplicam em diferentes situações.
É importante lembrar, entretanto, que cada estilo de cerveja pede uma temperatura diferente. Além disso, a bebida não deve estar congelando, porque assim perde todo sabor e aroma que ela é capaz de oferecer. As mais geladas devem ser servidas entre 2 e 4º C.
A seguir, quatro formas de gelar cerveja rapidamente.
1 – Dê preferência às latas
Latas gelam mais rápido do que garrafas, além disso mantém a qualidade da cerveja e são mais práticas de transportar. Como o alumínio esfria mais rápido do que o vidro, as latas vão gelar a cerveja dentro da embalagem muito mais rápido que as garrafas. Logo, o uso de latas favorece todos os outros métodos de gelar cerveja que falaremos a seguir.
2- Técnica do papel toalha molhado
Uma dica é molhar papel toalha e usá-lo para envolver cada garrafa ou lata. Depois, deixá-las no congelador e, em menos de dez minutos, estarão geladas. Isso acontece porque o papel molhado ajuda a criar uma superfície gelada em volta da embalagem, o que faz a cerveja gelar mais rápido.
3 – Sal, gelo, água e álcool
Essa dica é muito boa para quem precisa gelar cerveja para servir a várias pessoas. Em um cooler, misture gelo, sal, álcool e água. A medida é a seguinte: para 1 quilo de gelo, utilizar 1 litro de água, 500 gramas de sal, e meio litro de álcool (de 90% ou 70%). Não esqueça de lavar as embalagens para retirar o sal e o álcool.
A cerveja gela mais rápido dentro dessa mistura porque o sal ajuda a descongelar o gelo que se mistura à água e ao álcool. Dessa forma, a temperatura abaixa mais rapidamente, ajudando a gelar a bebida.
4 – Rotação de cerveja no gelo
Essa técnica consegue gelar a cerveja em menos de cinco minutos. Ela é bem simples, basta girar a latinha ou garrafa, em seu próprio eixo, mergulhada na água gelada ou encostada no gelo. Essa ação ajuda o líquido dentro da embalagem a gelar mais rápido junto com o movimento.