1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. 3 cervejas de inverno para espantar o frio
3 cervejas de inverno para espantar o frio
Em 08/06/2022 às 10h41.

3 cervejas de inverno para espantar o frio

O frio já está dando as caras e o inverno está logo ali. Então, que tal experimentar cervejas mais alcoólicas e encorpadas para esquentar na estação mais fria do ano?

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

O friozinho já está dando as caras. E o inverno está logo ali. Dia 21 de junho começa a estação mais gelada do ano. Mas, não é porque esfriou que você vai abandonar sua cerveja, não é mesmo? A nossa querida bebida não é só para refrescar nos dias quentes. Há muitos estilos que são, na verdade, bastante “aquecedores”.

São os chamados “winter warmers”. Por aqui, normalmente, nos referimos como “cervejas de inverno”. Não que elas só possam ser degustadas nessa época. Mas, suas características são bastante apreciadas no frio. Essas bebidas são bem mais alcoólicas, acima de 7%. Há cervejas que chegam aos 12%, a mesma faixa do vinho. E o álcool gera uma sensação de aquecimento quando consumido.

Elas precisam ser servidas em temperaturas que variam entre de 8º C e 12º C. Isso porque, é justamente mais “quentes” que elas mostram todos os seus aromas e sabores. A maioria delas é escura e tem corpo alto, que traz uma certa sensação de conforto. Então, que tal conhecer alguns rótulos para experimentar e mandar o frio para longe?

Masterpiece Barley Wine

Ganhadora da medalha de ouro em 2021, no MBeer Contest, o concurso do Mondial de La Bière, a Barley Wine faz parte da linha experimental e é produzida sazonalmente pela Cervejaria Masterpiece. Costuma estar disponível somente em eventos e no brewpub, localizado em Niterói (RJ).

Tem 10% de álcool, cor acobreada e aromas deliciosos que lembram ameixas secas, cerejas e frutas cristalizadas, com caramelo e tostado dos maltes. Além disso, é encorpada e adocicada, e pode ser servida ao final da refeição, ou para acompanhar uma sobremesa à base de creme, como um crème brûlée.

Noi Cioccolato

A Cioccolato é um Russian Imperial Stout de 12% feita com cacau e baunilha pela Cervejaria Noi, também de Niterói, medalhista de ouro no MBeer Contest 2016. O estilo ganhou esse nome porque era feito pelos britânicos, principalmente para exportação para os países do Mar Báltico, no século XIX. Entre eles, a Rússia.

Trata-se de um dos estilos mais alcoólicos que existem hoje, característica muito apreciada no clima frio da região. É uma cerveja preta e complexa: traz aromas e sabores de cacau, chocolate amargo, café, com toques de caramelo e tostado, além de frutado, com ameixas frescas e uvas-passas. É encorpada, licorosa e com bom equilíbrio entre dulçor e amargor. Experimente com um brownie de chocolate quente com uma bola de sorvete de creme.

Bodebrown Double Perigosa ICE 25%

A Cervejaria Bodebrown, de Curitiba (PR), tem ótimas cervejas bastante alcoólicas que são produzidas usando uma técnica que consiste em congelar o líquido e retirar o gelo, concentrando o teor alcoólico e o sabor. A base para a Double Perigosa ICE 25% (medalhista de ouro em 2021) é uma Imperial IPA, mas o produto final não é amargo. De cor marrom, têm aromas do malte, como tostado, caramelo e toffee, com corpo alto e licoroso e grande aquecimento alcoólico. Há também uma série de variações da cerveja em barris de madeira.

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe