1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. 5 estilos de cervejas refrescantes para o verão
5 estilos de cervejas refrescantes para o verão
Em 21/12/2022 às 10h30.

5 estilos de cervejas refrescantes para o verão

Estilos que combinam características como final seco, corpo leve e acidez têm grande potencial para serem refrescantes e ideais para o verão; confira cinco sugestões

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Hoje, existem mais de 150 estilos de cervejas, cada um com suas cores, aromas e sabores. Certas combinações tornam a cerveja mais intensa e alcoólica, o que traz um certo aquecimento e conforto ao consumi-las. São as chamadas cervejas de inverno. Por outro lado, as cervejas ideias para o verão trazem leveza e refrescância, o que tornam essas bebidas mais fáceis de beber em volume.

Ninguém quer ficar suando enquanto degusta uma cerveja de 12% embaixo do guarda-sol na praia, nem tremer de frio ao beber uma cerveja gelada no inverno. Por isso, a escolha dos estilos de cerveja é algo muito importante quando falamos na adaptação do consumo ao ambiente.

Pensando nisso, nós do Cervejar.com criamos uma lista de estilos mais adequados para os dias quentes, com suas descrições e exemplares para degustação. Que tal testá-las por aí?

1 – Munich Helles

Típica cerveja de baixa fermentação do Sul da Alemanha, a Munich Helles traz aromas de malte, como cascas de pão, lúpulo floral, em bom equilíbrio, com amargor baixo e final seco. De cor dourada, foi feita como uma resposta à popularidade das Bohemian Pilseners, da República Tcheca. A Spaten é um bom exemplar, assim como a Paulaner Münchner Hell.

2 – Witbier

As cervejas de trigo também são ótimas para o verão. No Brasil, nos acostumamos com a Weizenbiers de tradição alemã. Mas há outro estilo feito com trigo que é ainda mais refrescante: a Witbier, de tradição belga. De corpo mais baixo, é clara, turva e leve no paladar. Seus sabores e aromas lembram principalmente sementes de coentro e cascas de laranja. O amargor é baixo, tem leve acidez e algumas vezes um leve dulçor, como é o caso da Blue Moon. Essa cerveja é febre   nos Estados Unidos há anos e vem sendo feita aqui no Brasil com muito sucesso e um ótimo sabor.

3 – Session IPA

Mas nem só de Lager e cerveja de trigo vivem os cervejeiros. As IPAs já são por natureza bem refrescantes, com seu amargor alto e final seco. Mas, por vezes, o teor alcoólico também elevado atrapalha um pouco. Para contornar isso, o ideal é uma Session IPA, versão que não deve ter mais de 5% ABV. O corpo e amargor também tendem a ser mais baixos, porém os aromas e sabores dos lúpulos devem continuar bem destacados. A Cervejaria Carioca tem a IPAnema, uma deliciosa cerveja desse estilo que ganhou a Medalha de Platina (mais alta condecoração) no MBeer Contest.

4 – Dry Stout

E quem disse que cerveja escura não pode ser refrescante e leve? O estilo Dry Stout é exatamente tudo isso e muito mais. Foi desenvolvido no século XIX por cervejeiros irlandeses usando cevada torrada no lugar do malte de cevada torrado. Pode parecer pouca diferença, mas isso gera um corpo mais leve, final mais seco e um sabor de café expresso intensamente torrado, aliado à sutil acidez. A fórmula perfeita da refrescância. Desse estilo, você provavelmente conhece a Guinness.

5 – Catharina Sour

Impossível não falar das Sours, que são cervejas ácidas. O estilo Catharina Sour, por exemplo, é feito como uma base de trigo com acidez elevada, como a Berliner Weisse alemã, e adicional de frutas. Uma delícia refrescante que combina muito bem com nosso verão. Um grande exemplo desse estilo é a Overhop Gravioh-la-la, feita com graviola e vencedora de duas medalhas de ouro no MBeer Contest: uma em 2019, outra em 2021.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe