Home » Comportamento » Pesquisa: cresce o número de brasileiros que bebem menos e melhor

Pesquisa: cresce o número de brasileiros que bebem menos e melhor

“Beba menos. Beba melhor.” Esse mantra dos cervejeiros artesanais vem cada vez mais encontrando eco nos ouvidos do consumidor brasileiro. Feita em parceria pela startup Mind Miners e pela consultoria AT Kearney, pesquisa mostra que 65% dos entrevistados já haviam provado algum rótulo produzido por microcervejarias.

Entre eles, 53% dizem ter consumido alguma cerveja artesanal, tipo de bebida que 12% afirmam tomar frequentemente. Sabor, apoio à cultura cervejeira, diversidade, influência de amigos e moda foram os motivos apresentados pelos que preferem os produtos artesanais.

Na hora de comparar as cervejas artesanais com as feitas em larga escala, 77% dos entrevistados disseram que a diferença de sabor é gritante. Para 59%, as artesanais têm mais qualidade, enquanto 45% afirmaram que preferem tomar quantidade menor de artesanal do que encher a bexiga com cerveja industrializada.

Entre aqueles não bebem regularmente cervejas artesanais, 12% afirmaram não gostar do sabor, 13% disseram que o preço é impeditivo e 72% alegaram falta de oportunidade.

Pexels

A divisão regional da pesquisa traz números surpreendentes. Enquanto consumidores frequentes de cervejas artesanais chegam a 18% no Sul e 15% no Sudeste, no Nordeste esse percentual despenca para 3%.

Newslleter

O levantamento também se debruçou sobre o perfil de quem consome esse tipo de bebida. Segundo a pesquisa, homens de classe alta e entre 25 e 40 anos são os principais consumidores. Entre os entrevistados do sexo masculino, 53% disseram que preferem tomar em casa e 42%, no bar. Para as mulheres, os percentuais são 44% e 35%, respectivamente.

Jovens entre 18 e 24 anos preferem o bar, a balada ou uma festa. Apenas 28% deles têm o hábito de beber em casa, contra a média de 51% das demais faixas etárias. O levantamento ouviu mais de 1.000 consumidores em todo o país.

Sobre por Redação

Você vai gostar de ver

brewpub - Foto Pixabay

Da fogueira ao brewpub

Quando damos um Google, encontramos que “bar” é um estabelecimento comercial com balcão e pequenas …

X