Home » Circuito de Bares » Brewpubs levam cerveja fresquíssima para áreas estratégicas de São Paulo

Brewpubs levam cerveja fresquíssima para áreas estratégicas de São Paulo

Até setembro de 2018 era difícil acreditar que, um ano depois, a gente assistiria a um boom na criação de brewpubs (bares que fabricam e vendem a própria cerveja) em São Paulo.

Naquele mês entrou em vigor o decreto 58.419, que integrou a fabricação de cervejas e chopes na lei de zoneamento como atividade de baixo risco.

Isso abriu espaço para que pipocassem na cidade esses espaços de investimento relativamente baixo e nos quais os cervejeiros montam verdadeiros laboratórios de experimentação e espaços de aproximação com a vizinhança.

A liberação municipal é apenas parte da via-crúcis que esses bravos empreendedores enfrentam. É também preciso regularizar o negócio nas esferas estadual e federal.

Newslleter

Por questões ambientais, o cervejeiro deve procurar a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), para apresentar justificativas para o volume de água utilizado e o descarte de resíduos. Por fim, é necessário que a cervejaria obtenha seu registro no Ministério da Agricultura (Mapa).

Ainda bem que muitos empresários do setor resolveram enfrentar a burocracia e hoje espalham suas torneiras em áreas de fácil acesso e densamente habitadas de São Paulo.

Mais de mil cervejarias

Graças a esse movimento, o Brasil já superou a marca das mil cervejarias neste ano. Dados do Ministério da Agricultura apontaram que, entre dezembro de 2017 e setembro de 2018, o número de cervejarias artesanais independentes saltou de 679 para 835, um crescimento de 23%.

Pixabay

Elas registraram 169.681 novos produtos. O estado de São Paulo é o segundo maior produtor de cervejas artesanais no país, com 144 microcervejarias, atrás apenas do Rio Grande do Sul, segundo a Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal).

Nas próximas quintas-feiras, vamos mostrar quem são, o que produzem e como esses cervejeiros empresários viabilizam o seu negócio.

Sobre por Redação

Você vai gostar de ver

Cervejas belgas - Pixabay

10 coisas que talvez você não saiba sobre a cerveja na Bélgica

Dona de uma das escolas cervejeiras mais respeitadas do mundo, a Bélgica tem na bebida …

X