Home » Matérias Especiais » As cervejarias que mudaram a trajetória da cerveja artesanal no Brasil: Ashby

As cervejarias que mudaram a trajetória da cerveja artesanal no Brasil: Ashby

Os maltes de alta qualidade e o espírito inventivo da Ashby, que mescla as tradicionais receitas e técnicas de grandes mestres cervejeiros do mundo com a modernidade e a alta tecnologia, fizeram com que a marca se consolidasse no mercado de cervejas especiais

Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, montou na cidade Amparo (SP) a cervejaria que leva seu sobrenome

Há mais de duas décadas que o Brasil tem contato com o mercado das micros cervejarias e há pelo menos dez anos que o produto começou a ser conhecido do grande público. As micro cervejarias se espalham pelo país com a honrosa missão de serem elementos de difusão dessa cultura que fincou raízes por aqui. Mas para adentrar esse mercado há que se contar com a melhor estrutura para produzir as melhores cervejas. Ciente dessa necessidade, a Cervejaria Ashby foi a pioneira em introduzir no Brasil, cervejas especiais através de uma micro fábrica. A cervejaria nasceu no ano de 1993 para mudar a história do mercado cervejeiro, não só brasileiro como também do continente.

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992 com sua esposa brasileira Anelise, e, decidiram montar, na cidade Amparo (SP), a primeira microcervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, Doutor em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

Newslleter

E a diferenciação da empresa já começou quando pensaram em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas, e que completa 190 anos no dia 8 de abril. “Temos um orgulho imenso de poder falar que nossa história começou em Amparo, pois foi um município que nos acolheu e que nos deu condições de montarmos a primeira micro cervejaria do país, então desejamos cada vez mais que a região cresça e ganhe destaque”, finaliza Scott Ashby, fundador da marca.

Como as cervejas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, tem um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopps e cervejas de qualidade ímpar.

A primeira Pale Ale do Brasil
Em 1994 nasceu a primeira Pale Ale fabricada no Brasil, na fábrica da Ashby. Cerveja de alta fermentação, com baixo teor de gás carbônico, a Pale Ale firmou a Ashby como uma cervejaria ousada e cheia de planos para o futuro. O maquinário, de origem europeia, para fazer o engarrafamento, trouxe na época uma novidade para o mercado cervejeiro no Brasil, pois detinha a tecnologia de ponta utilizada (sistema WF), que garante melhor qualidade da cerveja.

O Chopp Pilsen Ashby começou a ser produzido no ano de 1998, devido à grande demanda por parte das distribuidoras e clientes. Nesse período, a Ashby concentrou toda a sua produção para esse segmento, chegando a triplicar sua produção e redirecionando a distribuição para outros estados do Brasil.

A história continua
Em 2005, a linha de produção da cervejaria foi automatizada, aumentando a produção e assegurando ainda mais qualidade e padronização dos produtos. E tudo isso feito com muita consciência social e cuidado com o meio ambiente. No ano seguinte, a Ashby lança o Cooler de Vinho. A ideia de criá-lo veio da grande aceitação dos Coolers Californianos. Sua composição levemente frisante possui teor alcoólico de 5, 1%. Por conta do suco de uvas selecionadas e cultivadas na fronteira entre Brasil e Uruguai, a coloração da bebida é acentuadamente vermelho rubi e o sabor levemente frutado. E em comemoração à sua “maioridade”, em 2014, a cervejaria lançou em seu aniversário de 21 anos, a linha de Cervejas Ashby. A primogênita dessa família, a Pale Ale Extra voltou com rótulo comemorativo, o mesmo e original datado de 1993 e outros quatro tipos de cervejas foram criados: Pilsen, Porter, Weiss e Ale.

 

Sobre Redação Hugo Cilo

X