Home » Conhecimento Cervejeiro » 10 coisas que talvez você não saiba sobre a cerveja na Bélgica

10 coisas que talvez você não saiba sobre a cerveja na Bélgica

Cervejas belgas - Pixabay

Dona de uma das escolas cervejeiras mais respeitadas do mundo, a Bélgica tem na bebida um componente importante de sua economia, história, religião e até educação. Confira alguns fatos sobre o relacionamento do país com a cerveja.

1 – Hora do recreio

Até a década de 1970, as crianças podiam tomar cervejas de mesa (com teor alcoólico inferior a 1,5%) durante os intervalos na escola. Essa liberação foi revogada, mas há grupos no país que defendem a volta do hábito. Eles alegam que cerveja é muito mais saudável do que alguns refrigerantes e sucos açucarados.

 

Newslleter

2 – Andar com fé

Cerveja trapista Westvleteren - Divulgação

A Bélgica abriga seis dos 12 mosteiros trapistas da Europa. Eles produzem cervejas cultuadas como Achel, Chimay, Orval, Rochefort, Westmalle e Westvleteren, considerada por muitos a melhor cerveja do mundo.

 

3 – Tombamento

Em 2016, a cultura da cerveja na Bélgica foi inscrita como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco

 

4 – Uma diferente todos os dias

Você pode beber uma cerveja belga todos os dias durante quatro anos e nunca tomar a mesma duas vezes. Não há um número exato sobre todos os rótulos fabricados no país, mas há entre 1.000 e 1.220 tipos, com variações em quase todos eles.

 

5 – Escola em grande escala

Cervejas belgas - PixabayPara um país tão pequeno, é surpreendente o número de estilos criados ali. São de origem belga os tipos de cerveja dubbel, tripel, quadruppel, blonde ale, witbier, fruit beer, lambic, strong golden ale e gueuze.

 

6 – Polo produtor

Cervejaria belga - Foto Flickr

Segundo o levantamento mais recente da Belgian Brewers, o país conta com 261 cervejarias, sendo que mais de cem delas ficam em Flandres.

 

7 – O maior cardápio

Delirium Café de Bruxelas - Foto Wikimedia Commons

O bar com a maior carta de cervejas do mundo fica na Bélgica. O Delirium Café de Bruxelas possui em estoque mais de 3.000 rótulos.

 

8 – Receita antiga

Monges belgas cerveja - Wikimedia Commons

Neste ano, uma ordem de monges da abadia de Grimbergen descobriu em seus arquivos uma receita de cerveja com os ingredientes e métodos de 220 anos atrás. Os monges, que não faziam uma brassagem desde 1950, voltaram a produzir cerveja com essa receita.

 

9 – Costurando pra fora

A Bélgica é o maior país exportador de cerveja da Europa.

 

10 – A maior do mundo

A cidade de Leuven abriga a sede da maior cervejaria do mundo: a AB InBev.

Sobre por Redação

Você vai gostar de ver

Cervejaria estampa fotos de cães abandonados em suas latas

Para incentivar a adoção de animais, a americana Fargo Brewing Company, no Estado de Dakota …

X